domingo, 29 de maio de 2016

O estágio supervisionado I:Educação Infantil

Minha Experiência...

Bom,eu estou cursando meu 5º período de pedagogia e na minha grade horária apareceu um estágio supervisionado I,que no caso teria que trabalhar com educação infantil,não sei muito sobre a educação infantil,bom,não sabia,porque foi umas semanas de muitos conhecimentos,uma semana de observação e duas de prática,magistério mesmo.
Logo na semana de observação não conseguia imaginar atividades para a educação infantil,que se trata de crianças de 3 a 5 anos,no meu caso fiquei em uma turma de pré I,4 anos...



Pensamentos iniciais são complicados quando não se sabe lidar,você apenas pensa em atividades nas quais as crianças ficam quietas,não brigam,não choram,mas não acontece assim,porque primeiro você deve lembrar que as crianças nessa idade estão começando descobrir o mundo,são sinestésica - que aprendem com movimentos e brincadeiras,aprendem fazendo -  e não conseguem ficar parada,tudo tem que ser diversão,demorei compreender isso alguns dias depois de ter começado meu estágio.


Minhas atividades no estágio foram todas,praticamente,usando músicas,colagens,pinturas,filmes,
danças,brincadeiras que trabalhe coordenação motora,já que nessa idade tem que se trabalhar mesmo os movimentos do corpo e também algo que consiga chamar atenção das crianças,o que pode ser um tanto de difícil.


Brigas,choro,ciúmes e outras pequenas confusões podem acontecer,cabe ao professor ter calma e paciência para explicar que não pode brigar,ensinar pedir desculpas,e não apenas uma ou duas vezes mais sempre que acontecer um pequeno desentendimento como empurrões e brigas.
Educação infantil também é um muito bom seguir uma rotina,fazer as mesmas coisas todos os dias ou introduzir atividades sempre nos mesmos horários,ensinar a criança a esperar e já introduzir temas da sociedade,claro de modo lúdico...

#Dicas:
Posso dar dicas do que observei e pratiquei em sala...espero ajudar..
Quando falo em rotina,digo por exemplo:
☺Hora da chamada,você pode fazer uma chamada diferente,com o nomes de todos,que pode se trabalhar não apenas os nomes,mais as letras as vogais,totais de meninos e meninas e etc;
☺Hora de lavar as mãos,todos os dias antes dos lanche fazer fila para lavar as mãos,pode ser trabalhado a ter paciência,a esperar sua vez e a ter organização;
☺Hora de escovar os dentes,por exemplo,sempre depois do recreio colocar de um e um para ir escovar os dentes,que ensina a questão higiênica,a ter hábitos de higiene,esperar sua vez e etc;
☺Fazer fila,normalmente ao entrar na sala,quando for a sala de vídeo,quando for para o recreio,quando for escovar os dentes e etc.Ensina a ter paciência,esperar,saber a hora do coleguinha etc;
☺Hora até mesmo de beber água e ir ao banheiro,mesmo na educação infantil dar para controlar o entra e sai da sala,por exemplo levando todos para ir beber água ou ir ao banheiro antes da aula,ou da entrada na sala;

Bom,voltando ao estágio,tive que elaborar um projeto depois da semana da observação,na qual tinha que escolher um tema que queria abordar,meu tema foi sobre a higiene pessoal,porque observei que as crianças não tinha hábitos de lavar as mãos depois de brincar,na hora de lanchar e etc e não tinha os dentes em perfeições.Até que conseguir,todos os dias antes do lanche tinha que se formar fila para ir lavar as mãos,e depois dos recreio tinha a hora de escovar os dentes.
Consegui abordar também a questão do pedir desculpas a coleguinha,depois de ter um machucado ou acontecido alguma briga,que foi observado também que não era explicado isso.


No final consegui extrair da turma que pratiquei meus conhecimentos a fazer a fila,que quando eu falava fazer fila eles se organizavam;Conseguir coloca-los as lavar as mãos,todos os dias aprenderam a ir lavar as mãos e depois lanchar;Consegui colocar para escovar os dentes depois do recreio e já sabiam dos horários;E o mais impressionante,que fiquei emocionada,foi conseguir fazer eles entenderem quando machucam algum coleguinha a pedir desculpas,umas das cenas foi enquanto todos brincavam quando um dos alunos machucou o outro e todos os outros disseram para pedir desculpas,ou seja,eles mesmos,sem pedir a professora.
No meu estágio a professora da sala não ficou em sala acompanhando,deixou totalmente livre para fazer qualquer atividade,estagiei em escola municipal,acredito que escola de ensino público para estágio e mais livre a fazer qualquer atividade do que a escola privada. 




Minha experiência com a educação infantil,meu estágio,agora irei fazer o relatório,que vem depois das semanas de prática,espero que ajude vocês.Se gostou,compartilhe,pode comentar,curtir..e muittoss beijinhoos :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário