quinta-feira, 7 de abril de 2022

Educação sexual na escola?

 Um tema bastante polêmico para algumas pessoas, e que muitos acreditam ser uma prática inadequada para o ambiente escolar, pretendo neste post explicar o porquê deve ser inserido a temática na escola. Acredite, a educação pode mudar a realidade da escola, irei te dá 3 motivos para que a escola insira tenha em seus cronogramas o assunto sexo. O assunto pode ser tratado desde a educação infantil até o ensino médio, desde que abordado de forma adequada a cada faixa etária. A educação sexual não vem ensinar ou incentivar a prática de relações sexuais, mas sim, explicar o que é, suas consequências, debates sobre doenças sexualmente transmissíveis ou até mesmo alertar sobre o abuso sexual.

O primeiro motivo é: Evitar a gravidez precoce

Ainda se encontra muitas adolescentes que engravidam precocemente, o Brasil tem um dos maiores índices, em 2020 foram registrados cerca de 53 jovens em um total de 1000 que se tornaram mãe, entre 15 a 19 anos. Estes índices ocorrem devido a desinformação e abertura de conversas, considera-se que muitos dos jovens não possuem informação dos pais e da escola, se educação sexual fosse presente, seria mostrado a realidade, como as dificuldades de criação de uma criança antes do tempo ou até mesmo interferências na vida pessoal e profissional dos jovens.


O segundo motivo: Evitar o abuso sexual de menores de idade

A educação sexual pode evitar que crianças e adolescentes sofram com abusos sexuais, partindo do pressuposto que os mesmo vão ter conhecimento das partes de seu corpo e criam consciência que ninguém as toque, e sim, deve ser ensinado desde bebê no ambiente familiar, por exemplo: Na hora do banho pode ser uma hora perfeita para conversa entre progenitores e filhos para mostrar que existem partes que apenas papai ou mamãe pode ver ou tocar e da abertura para criar um espaço de confiança, assim quando a criança se sentir "em perigo" ela poder desabafar. Na escola pode ser abordado tanto através de explicações, conversas, músicas e meios lúdicos que criem um espaço de informação, e sim, as crianças compreendem, não precisa ter medo, mas também não precisa explicar muito além, mas caso apareça perguntas tente ao máximo responder com sinceridade, se o discente fez a pergunta é porque ele já tem em sua mente algo a respeito e maturidade, e falar a verdade é muito melhor do que deixá-lo pesquisar sozinho.


O terceiro motivo: Evitar doenças sexualmente transmissíveis

A educação sexual permite criar ambiente de diálogos para a prevenção e proteção de crianças e adolescentes, não adianta deixar de expor o assunto sendo que ter relações sexuais é algo normal dentro da sociedade, ao criar um ambiente de confiança crianças e adolescentes podem trocar ideias e se informar adequadamente, se deixá-los pesquisarem sozinhos os mesmo podem encontrar informações equivocadas. Alertar sobre doenças que podem ser contraídas através de relações sexuais é essencial para a saúde dos jovens, bem como ensinar como se proteger. 


O papel do professor e de extrema importância, assim como também dos pais e responsáveis, tendo maturidade para abordar um conteúdo que ainda é muito tabu (desnecessário) na sociedade. Acredito que deve ser algo a se acrescentar nos currículos escolares pelo simples fato deste ambiente deve ser rico em informações de todos os tipos e, que importam para a formação de cidadãos e humanos.

P.s. Esse post não tem como finalidade desrespeitar a opinião de ninguém, pelo contrário apenas informar que o ensino é extremamente importante e mostrar outras concepções, então, por gentileza não se sinta ofendido, leia o post e se ainda assim você tiver uma opinião contrária sinta-se a vontade para expressar através dos comentários e não esqueça que outras pessoas pensam diferente e não deixe de respeitá-las também.

Espero que gostem do post, não esqueçam de compartilhar ou expor sua opinião, até a próxima!! Bjoss :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário