segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Garrafinhas sensoriais


Muitas das vezes queremos ver as crianças concentradas ou mesmo deixar-las mais calmas, hoje venho com uma dica muito eficiente e que pode ser muito barata, além de usar recursos de reciclagem. A garrafinha sensorial pode ser utilizada tanto em sala de aula, no consultório psicopedagógico e até mesmo confeccionada pelos próprios alunos alguma disciplina, como a de artes e, até mesmo matemática.
Uma ótima maneira de concentrar, trabalhar a coordenação visual motora e intelectual. A confecção pode se utilizar qualquer material, usando a criatividade e não limitando a um só. É muito fácil realizar este material e ainda pode resgatar materiais que são muitos comuns de encontrar e que muitas vezes vão para o lixo. 
Pode ser usado em qualquer faixa etária, desde pequeninos da educação infantil até os maiores do ensino fundamental.

Sem mais delongas...Então está esperando o quê? Bora fazer!

=>Atenção aos materiais:

♣Garrafinha de refrigerante, de preferência transparente e lisa;
♠Glitter, nas cores que desejarem;
♥Água;
♦Miçangas;

>>Assim como os outros materiais o glitter é opcional.
>>Você também pode fazer sem água, confeccionando a garrafinha sensorial seca, que tem quase mesmos objetivos, acrescentando o desenvolvimento da audição.
>>Pode ser utilizado lantejoulas, bolas, triângulos, e.v.a, linguinhas de cabelo, algodão e qualquer tipo de material que queira colocar.



=>Se liga nos procedimentos:

1• Coloque água na garrafa, não tão cheia, porque ao depositar os objetos certamente a água aumentará o volume, como diz a física (rsrs).

2•  Coloque o glitter, no meu caso usei o dourado e um rosa.

3•  Deposite os objetos escolhidos, em meu caso foram miçangas de diversas cores e tamanhos.

4•  Feche a garrafa.

>>Obs.: Se for utilizar com criança muito pequena NÃO se esqueça de certificar se há riscos, depois de confeccionar cole  a tampa com cola quente, para evitar problemas com os pequenos em suas descobertas.

 



5•  Agite ou balance e observe o efeito visual e/ou sonoro.



Essa garrafinha aprendi fazer no meu curso de pós graduação de psicopedagogia institucional  e clínica, adorei mesmo fazer e, confesso que ás vezes me pego observando a garrafinha. Se concentra adulto, imagina as crianças. 



Espero que gostem da dica e que ajudem vocês, não esqueça de comentar sua experiência, compartilhar a dica para não ficar em segredo e, voltar para ver mais. Beijos :*


Imagem relacionada

Referência
do Gif 2: http://lifeinthedreamhouse.wikia.com/wiki/File:966f534f229e0867f732092f0b11aa90.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário