segunda-feira, 23 de abril de 2018

O estágio supervisionado II: Ensino Fundamental I

Minha experiência...


Cursando meu 6° período apareceu meu segundo estágio supervisionado, já comentei aqui sobre meu primeiro estágio, pois bem, assim como no primeiro não tinha experiência em sala de aula no ensino fundamental, mas quando vi em minha grade
Conjunto de Escola de crianças mulher segurando objetos de escola ...não fiquei tão assustada quanto o primeiro, afinal, já sabia uma base de como prosseguir, por exemplo, fazer relatório e projeto de estágio.

O segundo estágio se trata do ensino fundamental menor, sendo de criança a partir de 6 anos até 10. No meu estágio eu fiquei em turma de 3° ano, em média crianças de 9 anos.



O estágio foi realizado em dupla, em escola da rede pública, foi observado durante pouco mais que uma semana e notou-se as dificuldades de leitura de algumas criança, sendo justificado nosso projeto.

Vetores de Escola De Desenho De Crianças e mais imagens de 2015 ...




Para trabalhar no ensino fundamental, diferente do primeiro estágio, sabíamos que é onde começa 

assuntos, contextualidades, mas pensamos em não separar da ludicidade ou dinâmica, mas sempre em volvendo o conteúdo. O público do ensino fundamental já mais formado mentalmente, sendo bom e ruim, o lado bom é querem conhecer coisas, ouvem mais e, participam mais, o lado ruim é que querem papear e fazerem intrigas, por já serem "grandes", mas que, isso pode ser feito um acordo e conversas entre professores e alunos para melhores comportamentos.

Cantinho da Criança - Historinha - Primeiro dia de aula - YouTubeNa prática foi realizado bastantes atividades dinâmicas, como, boliche, trabalhando os sentidos, atividades de grupo e dentre outras. Nossos materiais sempre o mais acessível possível, mas que, causavam grande efeito no desenvolvimento, as crianças interagiam mesmo.

Assim como na educação infantil é bom manter uma rotina, definir horário para atividades, prestar atenção, entregar cadernos e até mesmo conversar em sala, levando uma harmonia em sala. No geral não achei tarefa tão difícil nesse estágio, mesmo não tendo prática alguma em sala, mas por ser o segundo estágio, o medo de ficar imaginando "O que vai acontecer?" fica todo para a primeira experiência, mesmo que seja modalidades diferentes. Se pudesse escolher qual dos dois gostei mais de atuar, diria o ensino fundamental, acho que se preparam muito a lecionar nesta etapa da educação, não que não se aborde a educação infantil, mas em relação a preparação do ensino fundamental é menor. Logo no inicio do curso acreditava que seria muito mais fácil dá aulas e preparar para educação infantil, após esse estágio comecei a ver uma outra modalidade, não tão difícil quanto. 


#Dicas:
Posso dar dicas do que observei e pratiquei em sala...espero ajudar..

☺Organização e planejamento;
☺Rotina das atividades, tanto alunos quanto professor;
☺Aula dinâmicas e lúdicas;
☺Controle de sala, não gritar, saber conversar com os alunos e outros;
☺Atividades contextualizadas;


Ao terminar o estágio, conseguimos alcançar nossos objetivos iniciais, finalizamos com um pequeno lanche divertido e com muitos abraços, além de uma olhar de "queria mais, foi divertido enquanto durou".



Minha experiência com ensino fundamental, meu estágio supervisionado, hoje mais tranquila de ter efetivado meu relatório com as belas palavras de ter conseguido alcançar os objetivos. Espero que ajude vocês, se gostar não esqueça de compartilhar e curtir, se tiver dúvidas comente!

Resultado de imagem para lindinha mandando beijo

Referências das imagens:
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/87890630213155118/
Fonte: http://www.escolapitiguari.com.br/ensino-fundamental/
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=KX7Rwaqv_Ko
Fonte: http://www.fotorkut.com.br/buscar.php?imagem=mandando+beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário