Já parou para pensar que algumas pessoas têm habilidades em algumas coisas e em outras não? Ou então já percebeu que em uma sala de aula há diferentes personalidades ao determinar conteúdos e/ou disciplinas, tendo os fracassos e as afinidades no desenvolvimento? Algo que pode explicar estas incógnitas é a psicologia, sempre bem vinda na educação, digamos as inteligências múltiplas.
Sempre bom conhecer o porquê de habilidades em determinada área e o insucesso em outras, principalmente na escola. Rotula-se e puni crianças por não aprenderem sem pensar que a mesma pode possuir uma forma ou habilidade diferente de aprender.
Ao entrar em inteligências múltiplas é pensar que as pessoas aprendem facilmente aquilo podem interessar. E, esse post vem a mostrar que existem formas e formas de aprender e desenvolvimentos e, que é preciso conhecer-las para assim aumentar interesses e o progresso da aprendizagem, assim como analisar as diversas formas para abordagens específicas no cotidiano escolar.
Iniciado por Howard Gadner em 1980 as pesquisam que buscava identificar, analisar e descrever as inteligências. Havendo 7 inteligências iniciais: Linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal, naturalista e lógica matemática. Sendo citado outros tipo posteriormente, mas sem acrescentar a lista, como: Espiritual, existencial, moral. Gadner acreditava que todos nascem com os 8 tipos de inteligências, no entanto algumas se destacam.
O que significa cada inteligência?
1- Corporal-cinestésica
Através do nome dá para ter uma noção de qual ação e desenvolvimento desta inteligências. É inteligência das emoções liberadas através do movimento. Normalmente que possui maior domínio são atletas, dançarinos, ginastas e dentre outros. Em sala de aula pode desenvolver atividades para trabalhar a sinestesia são danças, alongamentos e atividades que usam o movimento do corpo.
Através do nome dá para ter uma noção de qual ação e desenvolvimento desta inteligências. É inteligência das emoções liberadas através do movimento. Normalmente que possui maior domínio são atletas, dançarinos, ginastas e dentre outros. Em sala de aula pode desenvolver atividades para trabalhar a sinestesia são danças, alongamentos e atividades que usam o movimento do corpo.
2- Espacial:
Ao contrário do que muita gente pensa quando lê o nome não tem haver com espaço sideral (risos). Tem haver com o espaço na qual estamos inseridos, sendo, facilidade de localização, disposição de objetos, posições e movimentos e dentre outras características da inteligência. Pessoas que têm apurado essa inteligência normalmente consegue localizar ruas ou um jogador de futebol diante dos locais e estratégias. Na sala de aula pode ser trabalhado a partir de jogos como xadrez, dama, labirinto e dentre outros.
3- Interpessoal:
Muito confundido com as capacidades intrapessoais, porém muito comum na sociedade. É o desenvolvimento da empatia com outras pessoas, é saber entender os sentimentos dos outros. Normalmente são pessoas mais abertas a diálogos, bom relacionamento com todos e dentre outras características. Pode-se encontrar essa inteligências mais aguçada em professores, psicólogos, líderes e alguns outros. Em sala de aula pode ser desenvolvida através da conversação, mediação entre conflitos, jogos que trabalhem o entender o outro e dentre outras atividades.
Intrapessoal:
A capacidade intrapessoal está associado as pessoas que conseguem se auto reconhecer, trabalhando suas atitudes, progressos, sentimentos e outros. Não existe uma parcela da sociedade, qualquer pessoa pode ter apurado essa inteligência. Em sala de aula pode ser efetivado atividades que levem ao reflexão, tomada de consciência, meditação e dentre outros, que tragam assim, momentos a desenvolvimento de si.
4- Linguística:
A inteligência que todos pensam que apenas tem ligação com português, no entanto, está associado também a capacidade de expressar através da oralidade, textos, poesias, gestos e outras. Normalmente é encontrado com jornalistas, poetas, oradores, bom comunicadores e dentre outros. Em sala de aula pode ser desenvolvido através de apresentações de seminários, textos, contação de histórias e muitas outras.
5- Lógica matemática:
Assim como a primeira impressão do nome está associada a facilidade com números, resolução de expressões, cálculos, resoluções de problemas e outros. Muito comum em engenheiros, cientistas, físicos, matemáticos, arquitetos e muitas outras pessoas. Em sala de aula é possível desenvolver a capacidade por meio de números, jogos de raciocínio, brincadeiras e competições ligados a problemas, divisões, somas e uma vasta amplitude.
6- Musical:
É a capacidade de manusear instrumentos, cantar, compôr, elaborar sons e dentre outras características bem notáveis desta inteligência. Todos possuem essa capacidade, partindo do pressuposto que há sociedade e culturas diferenciadas, mas tendo, a música como universo de cada uma, porém muito apurados por cantores, tocadores de instrumentos, compositores e dentre outros. Em sala pode ser utilizados com canções, instrumentos musicais e outras atividades.
7- Naturalista
Bem notável o nome com sua capacidade, está relacionado com a vida e a preocupação do homem diante do ambiente e animais, sendo a sua sobrevivência. Tem apurado em pessoas como biólogos, veterinários e outras. As atividades que podem desenvolver essa inteligência são através de passeios, pesquisas a campo, experiências e muitas outras, sendo dentro e fora de sala.
Essas são as 7 inteligências principais estudadas por Gadner, eu fiz uma analogia ao filme de Tinker Bell. O filme trata-se de fadas que protegem o refúgio das fadas, utilizando a natureza. Percebe-se que todas as fadas tem um pouco de cada inteligência, porém cada uma tem a capacidade que se sobre sai e se destaca em determinada atividade. Na vida real não é tão diferenciado, no entanto em sala de aula deve-se planejar atividades que desenvolva todas, mesmo identificando as relevantes de cada discente. Unindo a teoria e a criatividade dá para elaborar uma gama de estratégias em sala de aula, desenvolvendo a capacidade cognitiva.
Espero que goste, não esqueça de compartilhar..Se houver dúvidas comente e, não esqueça de ficar ligadinho nas próximas postagens relacionadas a esta. Beijooosss :*
Referências das imagens:
Fonte: http://disneyysidekicks.tumblr.com/post/141053785001/366-days-of-disney-sidekicks-63366-silvermist
Fonte: https://www.tumblr.com/tagged/tinkerbell-and-the-pirate-fairy-rosetta
Fonte:http://www.fanpop.com/clubs/tinker-bell-and-the-losttreasure/images/26507805/title/tinkerbell-terence-photo
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/461619030531989376/
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/64880050855087292/
Fonte: https://www.tumblr.com/tagged/disney-faries-gif
Fonte: http://disneyaskblog.tumblr.com/post/110827861392/toothiana-what-do-you-think-about-the-fairies-at
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/389068855291102752/
Fonte: http://elmer.co/desenhos-da-tinker-bell.html
Referência da pesquisa:
https://manifesto55.com/teoria-das-inteligencias-multiplas-empatia-e-diversidade-na-escola-e-no-trabalho/
Nenhum comentário:
Postar um comentário